O que é a meditação guiada?
Prática meditativa conta com um guia para ajudar os praticantes a alcançarem a concentração. Conheça melhor a meditação guiada. Se você deseja dar os primeiros passos na meditação, mas não sabe como fazer ou tem dificuldades de se concentrar, contar com um guia pode ser uma ótima ideia. Também conhecida como meditação guiada, ela é uma ótima ferramenta para conectar você ao seu “eu interior”. Quer saber mais sobre essa modalidade de meditação? Então confira a seguir o artigo que o Portal Namu preparou especialmente para você!
O que é meditação guiada?
Assim como as demais práticas meditativas, a meditação guiada também tem como base o autoconhecimento e o desenvolvimento do foco, seja através de objetos, sons e leituras. A grande diferença é que nesse caso o processo conta com a ajuda de um guia, que tanto pode ser uma pessoa, quanto uma música. Esse guia tem como objetivo principal auxiliar no relaxamento do praticante, estimulando a sua concentração. Por esse motivo, é uma excelente modalidade para quem está iniciando na prática ou até mesmo para quem já está familiarizado com ela, mas tem dificuldade em atingir o estado de atenção plena.
Para que serve
Conforme citado acima, a meditação guiada é uma forma de relaxamento, autoconhecimento e técnica para aumentar o foco e estabilidade emocional. Dentro disso, obviamente há objetivos mais específicos que variam conforme o seu estado mental e emocional. meditação guiada Ele serve como um guia para auxiliar a desenvolver habilidades mentais e emocionais. É uma forma de contemplar o silêncio e aumentar a percepção sobre o mundo, mas também de atingir a atenção plena (mindfulness). Com isso, aumenta-se o controle sobre os pensamentos negativos, orientando a mente para uma atitude mais positiva. Através dos mantras também, a meditação guiada treina a mente para o foco. Graças a esses instrumentos, você pode aumentar a própria consciência corporal e emocional para lidar com os problemas. Por isso, podemos dizer que essa modalidade de meditação serve para viver melhor e com mais leveza.
A quem se destina a meditação guiada
Algumas pessoas procuram a meditação guiada para dormir melhor, por exemplo. Já outras fazem dela um tratamento para lidar com a tristeza e frustração. Ela também é indicada para quem deseja ter mais disciplina, produtividade e exercitar a paciência. Ou seja, ela pode ser aplicada para objetivos diferentes, de acordo com as necessidades do praticante. Ela também se destina a quem está iniciando na meditação, justamente porque é um método fácil e que pode ser feito em casa. Portanto, de forma geral, essa modalidade meditativa pode ser praticada por todos aqueles que desejam ter um momento para desacelerar. Afinal, ela também inspira a reflexão, tranquilidade e o equilíbrio entre o corpo e a mente. Além disso, a boa notícia é que não há contraindicação. Então, não importa a sua idade ou condição física, você certamente poderá realizar a meditação guiada, pois trata-se de uma prática universal.
Escute uma música para guiá-lo(a), feche os olhos e procure estar vivendo tudo que o locutor(a), está dizendo
Siga passo a passo o que o locutor diz, entre dentro de si.